Coordenador : Amauri Favieri Ribeiro
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395012.2206.49205.23082023
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Nova Friburgo, situada na Região serrana do Estado do Rio de Janeiro, é uma cidade turística que recebe grande fluxo de visitantes. O Espaço de Memória da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, funcionando num dos 15 bens tombados do Município, será um diferencial no desenvolvimento do turismo histórico-cultural de Nova Friburgo. O Espaço de Memória atenderá a comunidade acadêmica e a comunidade externa, incluindo visitantes e estudantes das escolas do entorno.
Local de atuação: Institutode Saúde de Nova Friburgo
Objetivo
•Preservação do patrimônio da educação profissional e do patrimônio histórico e cultural da Odontologia em Nova Friburgo; •Reconstrução e preservação da memória, permitindo o acesso público a história da Faculdade de Odontologia e ao prédio histórico da Unidade; •Contribuir para a aprendizagem sobre a produção e caminhos da ciência e da tecnologia odontológica
Resumo
A criação do Espaço de Memória da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo visou a preservação do patrimônio histórico e cultural da Faculdade de Odontologia, bem como o acesso ao projeto à comunidade acadêmica e público externo. Além da pesquisa e do levantamento de dados, foi criada uma linha do tempo, com os principais aspectos da história do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) desde antes de sua criação. O processo que culminou com a criação do Instituto teve início com a assinatura de um convênio entre a UFF e o município de Nova Friburgo, em 2007. Constou do acordo, além da cessão das dependências, bens e mobiliário da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo à UFF, a reativação do Museu da Odontologia, que funcionou na FONF na década de 1980. Assim, foi organizada a exposição de peças, equipamentos, documentos e mobiliário de gabinetes odontológicos, para a realização de visitas guiadas. O Espaço de Memória funciona no palacete que recebeu a faculdade (uma edificação do final do século XIX), que foi residência do Barão de Duas Barras e também Paço Municipal, fato que enriquece o resgate dessa memória. Foi desenvolvido um site que fornecerá informações atualizações constantes sobre a história da Faculdade de Odontologia. O site funciona como ferramenta de ensino e pesquisa, oportunizando à comunidade acadêmica o uso das chamadas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Assim, esta iniciativa contempla a interação dos segmentos acadêmicos da Universidade com a comunidade externa do Município e seu entorno.